sexta-feira, 20 de abril de 2012

JOGO BENEFICENTE




Mais de 20 deputados federais já confirmaram presença no Jogo Beneficente que será realizado quinta-feira (26), no estádio Nazarenão, em Goianinha. Toda a renda será revertida para um projeto do Programa de Educação Contra as Drogas (PROERD), executado pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte. O time dos deputados terá a presença de Romário, Acelino Popó, Fábio Faria e mais 22 parlamentares.

"Entraremos em campo para apoiar uma causa social, uma causa que eu defendo e também todos os meus colegas integrantes da Frente Parlamentar de Combate ao Crack, que presido. Por isso, as duas equipes entrarão em campo com a mensagem "Diga Não ao Crack" nas camisas", afirma Fábio Faria.

A equipe adversária será comandada pelo ex-jogador Moura Dourado e será formada prioritariamente por pessoas da região Agreste. "Estamos montando um time sem profissionais, de acordo com o nível físico e técnico do time dos deputados", explica Moura, ao lembrar que em campo, defendendo a Câmara dos Deputados, estarão pessoas que vêem o futebol como um instrumento de socialização, não uma carreira profissional.

O Jogo de futebol beneficente conquistou apoios importantes para sua realização, como a Prefeitura Municipal de Goianinha, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), a Sport Master patrocinando o uniforme dos deputados, a DodySport, que está cedendo bolas e camisas alusivas ao jogo para convidados.

terça-feira, 17 de abril de 2012

CONCURSO SOBRE PREVENÇÃO ÀS DROGAS DA SENAD

Concursos sobre prevenção às drogas da SENAD.



Estudantes, fotógrafos e músicos de todo o Brasil podem enviar seus trabalhos para os concursos promovidos pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, com o tema “Prevenção ao uso de drogas. Compromisso de todos”.
Os concursos são oferecidos em cinco áreas: cartazes, fotografia, jingle, vídeos e monografia e recebe trabalhos até o dia 27 de abril. Os participantes vão concorrer a prêmios de até R$ 6 mil.
A finalidade dos concursos, realizados anualmente, é incentivar a reflexão e a discussão sobre a questão das drogas nos ambientes escolar e universitário, e no dia-a-dia do cidadão brasileiro. Os regulamentos estão disponíveis nos sites www.senad.gov.br e www.obid.senad.gov.br.
Cartazes: podem participar estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas ou privadas de todo o país, que serão divididos em quatro categorias. Serão premiados três cartazes por região (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste) em cada categoria.

Fotografia: aberto a profissionais e amadores, que disputam um único prêmio por região.

Jingle:
voltado a músicos profissionais ou amadores e premiará o melhor trabalho de cada região.
Vídeo: alunos do 6° ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas ou privadas de todo o país. O concurso premiará um vídeo de cada região, por categoria.

Monografia: podem participar estudantes universitários devidamente matriculados em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação. Serão premiados os três melhores trabalhos em nível nacional.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

CURSO PROERD PARA PAIS/COMUNITÁRIO EM GUAMARÉ

Neste mês de abril, na cidade de Guamaré/RN foi realizado o Curso Proerd Para Pais/Comunitário. O curso teve a participação de instrutores da cidade de Guamaré, Natal e instrutores do interior do Estado. Todos os instrutores foram aprovados tendo como destaque o Sd PM Valdemir da cidade de Caicó. A equipe de capacitação foi brilhantemente conduzida pelo Pedagogo Barros que teve ao seu lado o Facilitador Geazi, os mentores Sgt Márcia, Sgt Adaildo, Sd Jackson, Sd Jean, Sd Laurindo e Sd Adrian. Também esteve ajudando no curso a pedagoga Luciana e a mentora Sgt Denise. A coordenação do Proerd agradece aos colaboradores da cidade de Guamaré que propocionaram todo o apóio logístico para que o curso fosse realizado naquela cidade. O Proerd busca, com a realização do curso, alcançar mais pais para serem os novos colaboradores na guerra contra as drogas.

terça-feira, 10 de abril de 2012

PROERD E CONVENTO DAS FILHAS DO AMOR DIVINO

As Freiras do Convento das Filhas do Amor Divino, participam de um curso de multiplicadores de Prevenção realizado pela Equipe do Programa Educacional de Resistências ás Drogas - PROERD. Foram 06 (seis ) dias onde as Irmãs tiveram orientações de como trabalhar o tema Prevenção as drogas diante de Crianças, Jovens, Adolescentes e Adulto. Um curso além de proveitoso Pioneiro no Brasil; nunca houve antes um curso igual a este realizado pelo PROERD na citada instituição; estiveram presentes: 
  • Tenente Coronel Margarida - Coordenadora Estadual do Proerd;
  • Major Arthur - Comandante da Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas
  • O Soldado Geazi - Coordenador do Curso de Capacitação do Proerd
  • Os Pedagogos: Soldado Barros e Jorge
  • Os Mentores Soldados: Jackson, Rocha e Laurindo
  • Músicos - Soldado Cephas   instituição tão realizado
      As Irmãs receberam o material didático e técnicas como utiliza-los durante a aplicação do mesmos na comunidade.  Foram momentos de muito aprendizado, troca de experiências e sem dúvida de muita espiritualidade e comunhão.
        Como seria bom que cada instituição seguisse este exemplo: se capacitar para aprender a como lidar com as drogas e a violência, e não deixando as nossas crianças, Adolescentes, Jovens e Adultos se envolverem com as drogas que tem destruindo famílias inteiras.

Acredito que já passou da hora das "Igrejas Evangélicas" seguir o exemplos das irmãs do Convento Filhas do Amor Divino e através de um curso igual a este chegar primeiro nas vidas de muitos antes das drogas.
 
Por: Geasi Santos, Facilitador Proerd

quarta-feira, 4 de abril de 2012

PROERD DE NOVA CRUZ SE REUNE COM PROFESSORES E DIRETORES

Realizada nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, a reunião comandada pelos coordenadores do PROERD - Nova Cruz/RN, teve o objetivo de repassar para os gestores e docentes, os objetivos do Programa para este ano.
Em nove escolas de Nova Cruz, Sendo: Três municipais – Escola Municipal Antônio Peixoto Mariano (76 alunos serão atendidos), Escola Municipal Deputado Márcio Marinho (90 alunos serão atendidos) e Escola Municipal Francisco Pereira Matos (57 alunos serão atendidos); Cinco estaduais – Escola Estadual Alberto Maranhão (76 alunos serão atendidos), Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas (76 alunos serão atendidos), Escola Estadual Santa Luzia (20 alunos serão atendidos), Escola Estadual Prfª Firma Francelina de Oliveira (43 alunos serão atendidos) e Escola Estadual Prefeita Joanita Arruda Câmara (30 Alunos serão atendidos) e uma Particular – Colégio de Nossa Senhora do Carmo (aproximadamente 180 alunos de três turmas serão atendidos) mais de 600 alunos serão atendidos por esse necessário e relevante Programa Social.    
O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Polícias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
Em Nova Cruz/RN o PROERD foi implantado no ano de 2010, por um esforço da Secretaria Municipal de Educação e, com o apoio do Prefeito Flávio Azevedo junto ao CIPRED, com o objetivo de evitar o uso de drogas, reduzir a prática de violência entre os alunos e fortalecer a afetuosidade nas famílias.

Por: Secretaria de Educação de Nova Cruz

terça-feira, 3 de abril de 2012

CURSO PROERD COMUNITÁRIO EM PUREZA

Ontem foi um dia extremamente especial. 1º Dia de Aula do Curso PROERD Comunitário em Nova Descoberta na Cidade de Pureza, o curso tem a finalidade de ensinas as famílias e toda comunidade a lidar com a violência e ensina a utilizar ferramentas de como livrar os seus filhos das Drogas. Fiquei surpresa da quantidade de participantes 31 ultrapassando o limite de sala de aula, mas vamos enfrente os desafios estão ao para serem vencidos. Essa dupla vai LONGE!!!

Por: Sgt Simone

segunda-feira, 2 de abril de 2012

RONDA ESCOLAR FAZ APREENSÃO DE DROGAS EM CURRAIS NOVOS

Policias Militares da Ronda Escolar apreenderam na manhã desta sexta-feira (23/03) num colégio da cidade, 02 menores de 12 e 14 anos portando 02 trouxinhas de maconha e 01 pedra de crack. Segundo os PMs, Moraes, Glécio e Gomes, que atenderam a ocorrência, um dos menores é estudante do citado colégio e o outro é responsável pela distribuição dos entorpecentes nos demais colégios. Ambos são conhecidos da Polícia. 
O combate ao tráfico de drogas tem se intensificado na área da 3ªCIPM e a Ronda Escolar tem sido fundamental para fiscalizar o consumo de entorpecentes por alguns alunos. O problema é que alguns traficantes que foram pegos há alguns meses já estão em liberdade circulando livremente próximos aos colégios de nossa cidade. 
Parabenizamos aos policiais do Ronda Escolar na cidade de Currais Novos pelo brilhante trabalho que vem desempenhando. Sempre estamos ouvido elogios ao Programa pela comunidade escolar, com um auto grau de satisfação e aprovação do trabalho pela sociedade.

Por: Proerd no Sertão

ATUALIZAÇÃO DA EQUIPE DE CAPACITAÇÃO

Neste sábado (31/03) a Equipe de Capacitação do Proerd RN fez sua atualização do que existe de mais novo no Proerd. O encontro aconteceu no Colégio das Neves e teve a participação de toda equipe de Mentores da capital e do interior. O encontro teve como objetivo atualizar os mentores para que logo mais possam estar mentorando novos instrutores em todos os curriculum exigido pelo Proerd.